Apoio ao Investidor

Como Investir

O empresário que deseja investir na Bahia deve primeiro entrar em contato com a SDE para receber as orientações do corpo técnico da secretaria e ser direcionado, de forma personalizada, sobre como iniciar o processo de instalação da empresa. É importante ressaltar que cada empreendimento tem suas peculiaridades, portanto, as etapas/duração para o projeto ser implantado podem variar de uma empresa para a outra.

Veja abaixo o passo a passo de como investir na Bahia:

 

CRÉDITO E FINANCIAMENTO

› DESENBAHIA – Agência de Fomento do Estado da Bahia

Instituição que visa viabilizar projetos que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado da Bahia. Seu foco está fortemente dirigido ao financiamento das micro, pequenas e médias empresas, e ao microcrédito.

› BANCO DO BRASIL

Maior banco da América Latina, com a maior rede de agências no Brasil e no exterior. Trata-se de uma instituição constituída na forma de sociedade de economia mista, na qual o governo brasileiro detém 54% das ações.

› BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Empresa pública federal que promove investimentos em todos os segmentos da economia, com financiamentos de longo prazo no âmbito social, regional e ambiental.

› CEF – Caixa Econômica Federal

Instituição financeira constituída como empresa pública do Governo Federal Brasileiro, com patrimônio próprio e autonomia administrativa. É uma pessoa jurídica autônoma, vinculada ao Ministério da Fazenda.

 

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

› INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Órgão responsável pela execução da Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade, além de promover a integração do sistema de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia. Cabe também ao instituto atuar em articulação com os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e com a sociedade civil organizada, a fim de dar mais agilidade e qualidade aos processos ambientais.
Central de Atendimento ao Público
O Inema disponibiliza à sociedade informações sobre os procedimentos necessários para a obtenção do licenciamento ambiental em formato digital.

 

CONSTITUIR EMPRESA

› JUCEB – Junta Comercial do Estado da Bahia

Orgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e que tem por objetivo efetivar o registro público estadual de empresas mercantis, inscrever e cadastrar intérprete, tradutores comerciais e leiloeiros, além de desenvolver atividades relacionadas a outros atos de legalização de empresas.
Originada do antigo Tribunal do Comércio da Bahia, criado em 1850, a Juceb foi reestruturada e passou a operar em 16 de outubro de 1968, com o objetivo de se constituir no órgão da administração pública estadual, responsável pelo registro empresarial. Passou por diversas reestruturações até chegar a sua formatação atual que data de agosto de 2012.
A Juceb possui o maior banco de dados empresarial da Bahia e é responsável pela abertura, alteração e fechamento de empresas.

 

REGISTRO DE CAPITAL NO BRASIL

› Banco Central do Brasil

Principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional.
O registro do capital estrangeiro ingressado no Brasil é feito por meio eletrônico, diretamente no Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen). As instruções para acesso estão disponíveis no endereço www.bcb.gov.br, opção Sisbacen.