Notícias

Aplicativo facilita a tomada de decisão para implementação do projeto

Postado por Agencia Ative | 24 de maio de 2019 às 14:11

A Bahia já disponibiliza para investidores nacionais e internacionais informações ambientais de todo o território. Isso facilitará a tomada de decisões antes da implementação de uma empresa em uma determinada região do estado. É a plataforma do Módulo de Avaliação Preliminar (MAP), gerenciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Se um empreendedor quiser implantar uma linha de transmissão de energia no estado, por exemplo, a plataforma indica quais rotas alternativas, a menor distância e o menor custo social e ambiental. Inédita no Brasil, a plataforma MAP já pode ser utilizada por empreendedores, investidores internacionais, órgãos públicos e técnicos ambientais na avaliação dessas alternativas locacionais, antecipando eventuais impactos socioambientais para a implementação de um projeto em uma determinada área.

Mais de 130 profissionais de órgãos ambientais, secretarias de estado, empresários, pesquisadores e membros da sociedade civil participaram do desenvolvimento da plataforma, que teve a primeira etapa financiada pela Renova Energia, Casa dos Ventos e Companhia de Energia Renovável, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica). O MAP foi inspirado na ferramenta Tremarctus, desenvolvida pela International Conservation (C.I.) para o governo da Colômbia.

Acesse o aplicativo através do link abaixo:

http://geobahiamap.seia.ba.gov.br/

Compartilhar