Auto | Metal Mecânico

Na Bahia, o setor automotivo é um dos mais importantes da economia, com uma capacidade de produção de 250 mil veículos.

PANORAMA DO SETOR
Na Bahia, o setor automotivo é um dos mais importantes da economia, com uma capacidade de produção de 250 mil veículos/ano. O estado ocupa a 4ª posição no ranking brasileiro de produção, com uma participação de 8% em relação ao total, evidenciando ganhos significativos para a economia local. O estado sedia uma das mais modernas fábricas de automóveis do mundo, o Complexo Industrial Ford Nordeste, localizado no município de Camaçari, que desenvolve um modelo de produção utilizando tecnologia de última geração e com alto nível de automação da produção, fatores que contribuem para o elevado padrão de eficiência e qualidade de suas operações. Alem disso, aqui está localizado um dos cincos centros de design e a fábrica de motores.

Complexo conta com 20 empresas sistemistas instaladas na planta da montadora Ford, emprega cerca de 7,7 mil pessoas diretamente e gera 77 mil empregos indiretos. Atualmente, são fabricados os modelos Ka e o EcoSport.

Crédito: Alberto Coutinho / GOVBA

A Ford mantém, em Simões Filho, um centro de distribuição de peças preparado para receber, consolidar e enviar material de 20 fornecedores da região. O objetivo é exportar para fábricas da empresa na Venezuela, Índia, China, Tailândia, Rússia, México e Vietnã (fonte: Carta ANFAVEA, janeiro 2017). Com ele, a Ford torna-se a primeira montadora automotiva no Nordeste a usar o novo conceito de exportação, em que todo o processo é feito dentro de uma área alfandegada, trazendo mais velocidade, controle e competitividade para a operação.

O Complexo Industrial Ford Nordeste celebrou em julho de 2017 o marco de 3 milhões de veículos fabricados, com cerca de 30% desse volume destinado à exportação para países da América do Sul e México (Carta ANFAVEA, Agosto 2017).

Destaque também para a Fábrica de Motores do Complexo Ford, que ocupa uma área de 24.500 metros quadrados e tem capacidade para produzir 210 mil motores por ano. Considerado um produto global, os novos motores têm um conceito inovador de engenharia com maior desempenho e economia de combustível. A Fábrica de Motores mostra que o parque automotivo do estado da Bahia vai além da produção de veículos, consolidando-se como um centro de desenvolvimento de alta tecnologia, com elevada capacidade produtiva.

Vale destacar que com a instalação do Complexo Automotivo na Bahia, as fabricantes de pneus já investiram mais de US$ 680 milhões no estado, com diversas vantagens competitivas.
O modelo de produção adotado utiliza tecnologia de última geração e com alto nível de automação da produção, – fatores que contribuem para o elevado padrão de eficiência e qualidade de suas operações.

Crédito: João Alvarez / GOVBA

Os veículos que saem da montadora baiana têm cerca de 95% de conteúdo nacional, 76% de conteúdo genuinamente baiano e 80% de máquinas e equipamentos brasileiros. Estão presentes no Polo Industrial de Camaçari e Região Metropolitana fornecedores automotivos que estão aptos a trabalhar como parceiros na linha de montagem e no módulo final da montadora.

No que se refere à capacitação da mão de obra local, o Governo do Estado oferece suporte para a seleção, treinamento e aperfeiçoamento através dos diversos centros de formação profissional presentes no estado, como o Senai/Cimatec que dispõe de treinamentos específicos voltados à área de desenvolvimento, projeto e fabricação de automóveis, cursos técnicos, cursos superiores em tecnologia aplicada e especializações. O estado também possui uma infraestrutura local e estradas adequadas para acesso às fábricas, e para o escoamento da produção através de uma malha rodoviária extensa e em boas condições, além dos portos e uma rede em telecomunicações e dados.

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS
• 4º maior produtor de veículos do país
• Possui um dos cinco centros de design da Ford no mundo
• Instalação de um polo automotivo
• Mercado consumidor em expansão
• Acesso a fornecedores de peças e empresas sistemistas presentes no Polo Industrial de Camaçari e Região Metropolitana.
• Expansão da cadeia produtiva de autopeças e de veículos automotores
• Fabricação de carros e carrocerias

PRINCIPAIS EMPRESAS INSTALADAS

 

METAL MECÂNICO

A indústria metalmecânica engloba todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais, desde a produção de bens até serviços intermediários, incluindo máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte e comunicações.

De grande importância no cenário econômico brasileiro, o setor possui uma vasta cadeia produtiva, sendo a base de outras atividades relevantes para o país. Na Bahia, o setor metalmecânico agrega empresas de diferentes ramos, principalmente nos setores da metalurgia e do automotivo, caracterizando-se por ter na sua cadeia produtiva empresas de grande porte fornecedoras de peças, motores, aços e ferroligas.

Os setores de eletrodomésticos, automóveis, construção civil, indústria e setor de serviços são os cinco principais nichos de mercado de utilização dos aços inoxidáveis.

Um universo no qual a Bahia detém 100% da produção no Brasil, graças à capacidade produtiva da Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa), uma das maiores empresas do Brasil, localizada no município de Pojuca.

Crédito: Mateus Pereira / GOVBA

A Ferbasa exerce atividades nas áreas de mineração, metalurgia e recursos florestais. Com desenvolvimento de produtos de alta qualidade, aliado a uma forte atuação socioambiental, a companhia é líder em produção de ferroligas e única produtora integrada de ferrocromo das Américas, além de estar entre as 10 maiores empresas da Bahia, com faturamento anual superior a US$ 500 milhões.

A atividade de produção de veículos, considerada de grande importância dentro do segmento de metalmecânico, também é forte no estado e está representada pelo Complexo Industrial Ford que forma através das suas sistemistas uma cadeia de fornecedores responsáveis pela entrega de sistemas completos às montadoras (modularização), componentes e peças isoladas.

Destaca-se também o segmento de máquinas e equipamentos que agrega empresas de grande porte na produção de peças para o setor de energias renováveis, como a montagem de geradores, motores e turbinas para geração de energia eólica.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
• Acesso a fornecedores de peças e empresas sistemistas presentes no Polo Industrial de Camaçari e Região Metropolitana.
• Expansão da cadeia produtiva de autopeças e de veículos automotores.
• Implantação de indústria de maquinas e equipamentos

PRINCIPAIS EMPRESAS INSTALADAS

 

ONDE OS SETORES ESTÃO PRESENTES
Veja no mapa abaixo onde os setores são predominantes no estado.