Metal Mecânico

Na Bahia o setor metal-mecânico agrega empresas de diferentes ramos desse segmento, principalmente nos setores da metalurgia e do automotivo, caracterizando-se por ter na sua cadeia produtiva empresas de grande porte fornecedoras de peças, motores, aços e ferroligas.

PANORAMA DO SETOR
A indústria metalmecânica engloba todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais, desde a produção de bens até serviços intermediários, incluindo máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte e comunicações.

De grande importância no cenário econômico brasileiro, o setor possui uma vasta cadeia produtiva, sendo a base de outras atividades relevantes para o país. Na Bahia, o setor metalmecânico agrega empresas de diferentes ramos, principalmente nos setores da metalurgia e do automotivo, caracterizando-se por ter na sua cadeia produtiva empresas de grande porte fornecedoras de peças, motores, aços e ferroligas.

Os setores de eletrodomésticos, automóveis, construção civil, indústria e setor de serviços são os cinco principais nichos de mercado de utilização dos aços inoxidáveis.

Um universo no qual a Bahia detém 100% da produção no Brasil, graças à capacidade produtiva da Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa), uma das maiores empresas do Brasil, localizada no município de Pojuca.

Crédito: Mateus Pereira / GOVBA

A Ferbasa exerce atividades nas áreas de mineração, metalurgia e recursos florestais. Com desenvolvimento de produtos de alta qualidade, aliado a uma forte atuação socioambiental, a companhia é líder em produção de ferroligas e única produtora integrada de ferrocromo das Américas, além de estar entre as 10 maiores empresas da Bahia, com faturamento anual superior a US$ 500 milhões.

A atividade de produção de veículos, considerada de grande importância dentro do segmento de metalmecânico, também é forte no estado e está representada pelo Complexo Industrial Ford que forma através das suas sistemistas uma cadeia de fornecedores responsáveis pela entrega de sistemas completos às montadoras (modularização), componentes e peças isoladas.

Destaca-se também o segmento de máquinas e equipamentos que agrega empresas de grande porte na produção de peças para o setor de energias renováveis, como a montagem de geradores, motores e turbinas para geração de energia eólica.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
• Acesso a fornecedores de peças e empresas sistemistas presentes no Polo Industrial de Camaçari e Região Metropolitana.
• Expansão da cadeia produtiva de autopeças e de veículos automotores.
• Implantação de indústria de maquinas e equipamentos

PRINCIPAIS EMPRESAS INSTALADAS

ONDE O SETOR ESTÁ PRESENTE
Veja no mapa abaixo onde o setor é predominante no estado.