Comércio e Serviços

O crescimento do setor no estado tem sido impulsionado pelo aumento do poder de compra da população e pela consequente demanda por bens de consumo.

PANORAMA DO SETOR
Na Bahia, o setor de Comércio e Serviços é um dos mais importantes para a economia do estado. Responsável por 71,2% do PIB estadual em 2017, este setor contribui para grande geração de empregos formais, cerca de 80%. Caracteriza-se por agregar maior concentração de microempresas e empresas de pequeno porte.

O ambiente do setor é plural, indo do pequeno ao grande varejo, passando pelo comércio de alimentos, vestuário, eletrodomésticos, áudio e vídeo, utilidades domésticas, além de serviços de manutenção, áreas de turismo, educação, arquitetura, assistência médica e jurídica, entre outros.

O setor terciário é formado por mais de 1 milhão de empresas que geram cerca de 16 milhões de empregos em todo território nacional. Na Bahia, além de agregar o maior número de empresas, é o setor que mais absorve mão de obra. Seu crescimento tem sido impulsionado pelo aumento do poder de compra da população e pela consequente demanda por bens de consumo.

Crédito: Camila Souza / GOVBA

Com ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, fortalecimento empresarial e apoio na identificação de oportunidades, o estado vem contribuindo para que o setor atinja um grande potencial de competitividade e inovação, cada vez mais determinantes para acelerar o desenvolvimento econômico e a produtividade.

Em Santo Antonio de Jesus está localizado um Distrito Industrial com competitividade das diversas empresas instaladas em bom nível, assegurada não somente pela demanda local/regional para os produtos ali fabricados, como também pela presença local de fornecedores de insumos, componentes, equipamentos e serviços, sejam eles físicos, financeiros ou tecnológicos.

O município de Vitória da Conquista se caracteriza como um importante entreposto comercial e de serviços, influenciando, aproximadamente, 80 municípios do norte do Estado de Minas Gerais e do Sudoeste do Estado da Bahia. Seu setor terciário sempre em expansão, tornando o município a terceira economia do interior da Bahia. Este cenário se justifica pela diversificação na oferta de serviços e ampliação do comércio que atraí indivíduos de outras localidades regionais, dinamizando a economia local.

VANTAGENS EM INVESTIR
• Implementação de programas e ações para o desenvolvimento do setor terciário na Bahia, em constante articulação com a base empresarial (Política de Comércio e Serviços do Estado da Bahia);
• Estímulo aos encadeamentos produtivos oportunizados pelos grandes investimentos em curso, beneficiando diretamente o setor de Comércio e Serviços, com uma ação direcionada às micro e pequenas empresas.

PRINCIPAIS EMPRESAS INSTALADAS

ONDE O SETOR ESTÁ PRESENTE
Veja no mapa abaixo onde o setor é predominante no estado.