Turismo

A Bahia é o principal destino de turismo do Nordeste e um dos principais portões de entrada do turismo internacional no país.

A Bahia é uma terra que encanta. Seja pela sua gente acolhedora e festeira ou pelas belezas naturais, milhões de turistas são atraídos durante todo o ano para o estado. Devido à diversidade geográfica que possui, a Bahia é palco de cenários de rara beleza, seja pelas praias, rios e cachoeiras ou pelas grutas e cavernas. São 117 municípios turísticos e roteiros de viagem para todos os gostos.

Pátria da diversidade cultural, a Bahia apresenta o seu tabuleiro de roteiros turísticos e viagens por dentro da História do Brasil. De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, o estado se abre em um verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar a Bahia em toda a sua graça e poesia.

Os destinos turísticos estão divididos por região e tipos de paisagem. São eles: Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Baía de Todos os Santos, Caminhos do Oeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudoeste, Chapada Diamantina, Costa das Baleias, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, Lagos e Cânions do São Francisco, Caminhos do Jiquiriçá e Vale do São Francisco.

Crédito: Jota Freitas / GOVBA

Como se não bastasse os encantos para os olhos, o estado é lugar também de uma gastronomia peculiar e uma diversidade religiosa que vai do catolicismo ao candomblé. Apenas em Salvador existem cerca de 400 igrejas católicas.

Terra dos orixás, patuás e babalorixás; Terra de culto a Todos os Santos; a Bahia é também a Terra de todos os ritos e mitos. As diversas expressões folclóricas ostentam a riqueza do imaginário popular. Rodas de samba, Puxadas de Mastro, Capoeira, Terno de Reis, Bumba-meu-boi, Afoxé e tantas outras colorem, animam e exibem a fé inabalável do baiano por toda a capital e interior. Um mosaico de festejos e celebrações às crenças de origem africana, indígena e portuguesa, ao tempero singular da baianidade.

Para conhecer melhor o turismo da Bahia, clique aqui.