A Bahia dispõe de um vasto pólo cultural do Nordeste e um dos principais portões de entrada do turismo internacional no país.
TURISMO
Importante segmento econômico para a Bahia, gerador de emprego, renda e de oportunidades de negócios. O estado possui uma vocação explícita para o turismo, sendo um dos principais destinos do país, por seus atributos naturais e culturais, que caracterizam a identidade do estado como destino turístico.
Um dos aspectos que tornam a Bahia diferenciada dos demais destinos é a sua hospitalidade, a alegria do seu povo, aliada ao clima ameno, diversidade cultural, história, gastronomia, música e religiosidade, que encantam os visitantes e os fazem retornar.
O Estado da Bahia subdivide-se em 13 Zonas Turísticas, que oferecem experiências aos turistas em diversos segmentos, a exemplo de:
> Sol e Praia
> Turismo Náutico – pesca esportiva, mergulho e esportes náuticos
> Turismo Cultural – manifestações populares, sítios históricos, gastronomia e artesanato
> Ecoturismo – turismo de aventura, rural, avistamento de aves e de baleias, e espeleoturismo (exploração de carvernas)
> Turismo de Negócios e Eventos
> Turismo Religioso
> Turismo Étnico-afro e Indígena

Marina da Ribeira | Foto: Mateus Pereira/GOVBA
AMPLIAÇÃO DA MALHA AÉREA INTERNACIONAL
Aeroporto de Salvador
Jan/2015 – 07 voos internacionais regulares (6 destinos internacionais)
Jan/2020 – 11 voos internacionais regulares (8 destinos internacionais)
Aumento de 102 frequências mensais para 138 no mesmo período
INCENTIVOS FISCAIS PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS
-
ICMS – ENERGIA ELÉTRICA
Redução de ICMS para o setor hoteleiro, de acordo com o RICMS, artigo 268, inciso XVII.
-
ICMS – sobre ativo imobilizado
Diferimento de lançamento e pagamento de ICMS em projetos (aquisição) aprovados pelo Governo, na implantação ou ampliação de empreendimentos hoteleiros.
PRODETUR NACIONAL BAHIA
O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo, em execução pelo Governo da Bahia, através da Setur, com recursos do Estado e financiamento do BID, visa à requalificação e fortalecimento do turismo na Zona Turística Baía de Todos-os-Santos, com enfoque nos segmentos náutico e cultural.
- Aumentar o fluxo turístico na região;
- Incrementar o gasto turístico;
- Aumentar a permanência média do turista e
- Gerar emprego e renda para a população local
8 municípios beneficiados:
Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragojipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara e Vera Cruz.
Para conhecer melhor o turismo da Bahia, clique aqui.
CULTURA
A diversidade cultural é a marca da Bahia, aqui povos e costumes se misturam! As manifestações estão presentes das mais variadas formas, na musicalidade, nos mitos e ritos folclóricos e no sincretismo religioso. Fortalecer a diversidade cultural é valorizar a diferença e, ao mesmo tempo, a multiplicidade de saberes, ideologias e práticas que vão da música à culinária, da religião ao artesanato com impacto direto na economia e turismo.
Como uma verdadeira alquimia, são misturados músicas, ritmos, cores, muita alegria e uma grande diversidade de povos, que transformam o carnaval da Bahia como a melhor e maior festa do planeta.
O São João é uma comemoração tradicional dos estados nordestinos. Na Bahia são 417 municípios em festa ao mesmo tempo, com músicas, comidas e bebidas típicas. Além de uma tradição cultural, os festejos juninos fortalecem as atividades socioeconômicas das cidades baianas e, consequentemente fomentando o desenvolvimento.

Créditos: Elói Corrêa/GOVBA | Matheus Pereira/GOVBA