Quem investe

"Os materiais fabricados na Bahia são comercializados para diversas indústrias brasileiras, bem como para o mercado externo, com negociação na Bolsa de Metais de Londres, levando o nome da Paranapanema e da Bahia para o mundo"
Paranapanema

O Estado da Bahia é essencial para o processo produtivo da Paranapanema. É no Porto de Aratu que chega a nossa matéria prima, o concentrado de cobre, que contém cerca de 30% do metal. Posteriormente, o material é destinado para nossa planta em Dias d’Ávila (BA). A fábrica tem capacidade de transformar 280 mil tons de cobre/ano. Lá são produzidos cátodos, fios e vergalhões com 99,9% de puro cobre da marca Caraíba. Os materiais fabricados na Bahia são comercializados para diversas indústrias brasileiras, bem como para o mercado externo, com negociação na Bolsa de Metais de Londres, levando o nome da Paranapanema e da Bahia para o mundo. Como é possível observar, a Bahia possui um papel fundamental em toda a nossa cadeia produtiva. Esperamos estreitar cada vez mais essa parceria para a companhia fortalecer suas bases, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

Marcia Cubas
Diretora de Gestão Corporativa - Paranapanema BA
"A implementação do projeto na Bahia foi estratégica para a BASF, considerando que o estado conta com outras indústrias da área química, é um mercado em expansão e tem notável crescimento econômico em diversos setores"
BASF

A região do Nordeste sempre foi uma das prioridades para a BASF no País e, na Bahia, nossa empresa se faz presente há quase 40 anos inserida no Polo Industrial de Camaçari. Em 2015, a nossa antiga planta de aminas deu lugar ao Complexo Acrílico de Camaçari: o maior investimento de nossa história no Brasil e na América do Sul. A implementação do projeto na Bahia foi estratégica para a BASF, considerando que o estado conta com outras indústrias da área química, é um mercado em expansão e tem notável crescimento econômico em diversos setores. Além disso, a presença no polo industrial nos aproxima de grandes universidades como a UFBA e institutos de formação técnica, a exemplo do SENAI, o que nos coloca em contato com uma mão de obra qualificada. Dentre outros fatores, a Bahia apresenta ainda matrizes energéticas variadas e a nossa localização no polo nos aproxima do porto de aratu, de nossos fornecedores e clientes.

Tânia Oberding
Diretora Industrial - Complexo Acrílico da BASF em Camaçari
"A Ford celebrou o marco de 3 milhões de veículos fabricados em Camaçari, consagrando o complexo como um dos mais produtivos do mundo"
FORD

Ao sair do eixo Rio-São Paulo e se instalar na Bahia, a Ford quebrou o paradigma da concentração regional da indústria automotiva no País. O complexo representou uma inédita transferência de tecnologia para a região, promoveu a inserção da Bahia como um player no mercado automotivo mundial e atraiu, por sinergia, outras empresas do setor - como as indústrias de pneus. Em 2017, a Ford celebrou o marco de 3 milhões de veículos fabricados em Camaçari, um fato histórico que consagra o complexo como um dos mais modernos e produtivos do mundo. Acreditamos que o sucesso das operações da Ford em Camaçari é o maior incentivo para a atração de novos investimentos e desenvolvimento de fornecedores locais.

Rogelio Golfarb
Vice-Presidente de Assuntos Governamentais da Ford
"Nosso time está orgulhoso de participar de forma ativa na construção desse momento de transformação energética do país e da Bahia."
Enel Green Power

A Bahia é estratégica para a Enel no Brasil. Atualmente, é o local do país em que temos a maior capacidade instalada, considerando os projetos que estamos operando e em construção. Gerenciamos cerca de 1.3 GW de capacidade renovável no Estado tanto em operação quanto em construção, impulsionados pela grande riqueza da região em fontes limpas de energia. Por todo o Brasil, estamos contribuindo para a diversificação da matriz energética  por meio de fontes renováveis e implementando iniciativas sustentáveis no entorno de nossas plantas com a criação de valor compartilhado. Nosso time está orgulhoso de participar de forma ativa na construção desse momento de transformação energética do país e da Bahia.

Luigi Parisi
Diretor da Enel Green Power no Brasil
"A fábrica na Bahia irá atender à crescente demanda do mercado brasileiro."
Tecsis

A proximidade com os principais projetos eólicos do país e a facilidade de acesso a dois importantes portos (Aratu e Salvador) foram fatores estratégicos para a escolha do local da nossa nova unidade. A fábrica na Bahia irá atender à crescente demanda do mercado brasileiro, mas no futuro também dará suporte às unidades paulistas da Tecsis em demandas adicionais para exportação. O apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura de Camaçari foram importantes para o projeto, especialmente na qualificação da mão de obra. Nesta primeira fase, teremos quase 1 mil funcionários, mas a expectativa é triplicar esse contingente nos próximos dois anos, dependendo do crescimento do mercado brasileiro de energia eólica.

Fabiano Mori
Presidente da Tecsis
"Nossa unidade de Camaçari está caminhando para se tornar uma das mais produtivas do grupo na América Latina"
Bridgestone

Resultado de uma parceria de sucesso da Bridgestone com o povo da Bahia, nossa planta em Camaçari é uma referência global. Com os índices de produtividade que conseguimos atingir, saímos de uma situação desfavorável e nossa unidade de Camaçari está caminhando para se tornar uma das mais produtivas do grupo na América Latina. Em uma década, produzimos aqui mais de 23 milhões de pneus de alta performance para carros de passeio e caminhonetes, e estou certo de que esses dez anos foram apenas o início de uma longa e próspera jornada.

Fábio Fossen
Presidente da Bridgestone no Brasil
"Da Bahia, estamos produzindo e distribuindo com excelência e agilidade para 15 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste"
Grupo Boticário

Desde o início da implantação de nossas unidades na Bahia – fábrica e centro de distribuição –, o Grupo Boticário percebeu as boas possibilidades do estado em diversos aspectos. A Bahia tem um grande potencial empreendedor e aqui encontramos as condições ideais para fazer beleza criando oportunidades. Da Bahia, estamos produzindo e distribuindo com excelência e agilidade para 15 estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste. Isso é possível graças à força de mais de 900 colaboradores com sotaque baiano que já integram o nosso time.

Artur Grynbaum
Presidente do Grupo Boticário
"Nós mandamos mercadoria em todas as direções e o prazo de entrega é muito menor pelo fato de estarmos na Bahia"
Tidelli

Tenho uma fábrica na Bahia há 20 anos e para nós foi a melhor decisão da história, porque a Bahia é o primeiro Estado do Nordeste, está próxima do Sudeste, próxima de todo o Nordeste, próxima do Norte e do Centro-Oeste.  Nós mandamos mercadoria todas as semanas e em todas as direções e o prazo de entrega é muito menor pelo fato de estarmos na Bahia. Sem falar na questão da mão de obra abundante e de um clima ameno.

Luciano Mandelli
Diretor da Tidelli
"A decisão de instalar a fábrica no Brasil, especialmente na Bahia, será muito importante para a consolidação da nossa marca."
Lapp Group

A decisão de instalar a fábrica no Brasil, especialmente na Bahia, será muito importante para a consolidação da nossa marca. Aqui vamos poder atender melhor às demandas dos nossos clientes e parceiros. Com o novo centro de distribuição poderemos abastecer melhor o mercado com os nossos produtos, de forma mais rápida. O bom retorno que já tivemos é um indicativo de que estamos no caminho certo.

Siegbert Lapp
Diretor da Lapp Group