Por que Investir

Radiografia do Estado

O Estado participa com 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, a maior taxa da Região Nordeste, segundo dados do IBGE em 2016. Nos últimos anos, a Bahia vem se destacando na produção de energia eólica no Brasil. Com 102 parques em operação e potência instalada de 2.525 MW, o estado é líder no volume de projetos contratados no Brasil e está prestes a assumir a primeira colocação como maior produtor da energia.

Entre os principais produtos agrícolas estão o algodão, a soja, o milho, cacau, café e frutas como banana, mamão, uva, manga e coco. A Bahia tem o maior rebanho de cabra do País e o segundo de ovinos. Na mineração, abriga no município de Caetité a única mina de urânio em operação na América Latina – e que abastece as usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ). Além disso, a Bahia é destaque na produção de bentonita, cobre, água mineral, pedras preciosas, prata,  rochas ornamentais e granito azul.

Crédito: Vaner Casaes / DIVULGAÇÃO COFIC

Seu parque industrial bastante diversificado e amplo é composto por grandes empresas dos principais setores da economia, destacando-se no seguimento automotivo o Complexo Automotivo FORD; no petroquímico o Complexo Petroquímico de Camaçari, o maior complexo integrado do Hemisfério Sul, destacam-se também a Refinaria Landulpho Alves, segunda maior refinaria do país, o Complexo Acrílico da Basf; a Enel Green Power, líder no desenvolvimento das fontes renováveis de energia no Brasil; a Continental Pneus e Bridgestone/Firestone; a Caraíba Metais, principal produtor de cobre eletrolítico do país, a Bahia Pulp, única indústria que produz celulose solúvel com alto teor de pureza em toda a América Latina e a Deten, única produtora no país de LAB – matéria prima básica para a produção de detergentes biodegradáveis.

No campo educacional o Estado tem buscado fortalecer o ensino médio e fundamental e superior, valorizando também o aperfeiçoamento profissional para o mercado de trabalho. Alem das universidades públicas e federais, o estado conta com faculdades particulares. Os centros de formação profissional e as escolas técnicas têm a parceria do Governo Estadual na qualificação e formação de mão de obra. Os treinamentos ocorrem nos mais diversos níveis, desde a formação até  mestrado  e doutorado nas mais diversas áreas.

Fonte: SDE, 2017

Principal destino turístico do Nordeste, a Bahia possuí a terceira maior  rede hoteleira do país, com destaque para o Complexo da Costa do Sauípe, no litoral Norte. Destacam-se também o   Parque Nacional da Chapada Diamantina, na região central do estado, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, ao sul do estado que reúne a maior variedade de corais do País. Sua capital, possui ainda um rico conjunto urbanístico e arquitetônico colonial, destacando-se o Pelourinho, no Centro Histórico da cidade que foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.